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Saiba qual a melhor roda para a sua motocicleta

 

Atualmente, quem é apaixonado por moto adora customizá-la para deixá-la mais bonita. Mas um grande erro que alguns motociclistas fazem é trocar a roda da motocicleta sem saber exatamente qual a diferença entre elas. A verdade é que muitos leigos em motos ou em qualquer outro tipo de veículo acham que rodas e pneus são todos iguais, mas não são.

Escolher a roda correta tem impacto diretamente na dirigibilidade da motocicleta e, consequentemente, na segurança do motociclista. Por isso, é preciso ter muita atenção na hora de escolher entre uma roda de liga leve para moto e uma roda de aro para moto.

Os dois principais tipos de aros de moto são: aros sólidos (rodas de liga leve) e roda de moto raiada.

No caso de rodas de liga leve, o aro de moto e os raios são construídos como se eles fossem uma só parte. Na roda de moto raiada a parte externa e interna da roda são trançadas com raios. Os raios dão força para o aro, além de melhorar o design das rodas da moto.

As rodas de liga leve são fabricadas com todos os aros fundidos ao cubo de roda e ao aro da roda, formando uma peça única. As rodas de moto raiada são geralmente feitas de alumínio, com resistência fornecida pelos raios que entrelaçam entre o cubo e o aro.

Mas não basta apenas trocar as rodas da moto, é preciso analisar as vantagens e desvantagens de cada tipo de roda para moto. E também qual é o estilo da sua motocicleta. As rodas de liga leve são mais leves e proporcionam uma boa resistência. Ela tem uma boa estabilidade, fácil inclinação e gira bem os guidões da moto. As rodas de liga leve são ideais para quem vai dirigir em estrada asfaltada e para quem prefere as motos esportivas.

Mas a desvantagem da roda de liga leve é que ela tem pouca reparabilidade. Se você sofrer algum impacto ou se curtir fazer um passeio off road, danificará facilmente a roda da moto. O reparo será caro e, frequentemente, não é possível recuperar a roda de liga leve e é necessário fazer a troca. A roda de liga leve é mais cara do que a roda de moto raiada, mas sua manutenção é mais barata porque o alinhamento e balanceamento é mais fácil.

As rodas de moto raiada são mais flexíveis do que as rodas de liga leve porque elas podem se dobrar e se deformar mais do que as rodas de liga leve. Isso significa que o seu reparo é mais fácil, pois é só trocar os raios danificados. As rodas de moto raiada são mais resistentes ao impacto e são melhores para andar em estradas com bastantes irregularidades. O motivo disso é porque os impactos são dissipados com a flexibilidade dos aros. As rodas de moto raiada são ideais para quem curte praticar off road. A manutenção da roda de moto raiada é mais cara, pois o alinhamento e balanceamento e a verificação dos raios é mais demorado.

Uma dúvida frequente entre os motociclistas é se é possível fazer a troca de uma roda de liga leve por uma roda de moto raiada. Possível é, mas não é tão fácil. Quando fazem o projeto da motocicleta, o tipo de roda é considerado no projeto e simplesmente trocar uma roda de liga leve por uma roda de moto raiada é correr um risco desnecessário.

Também é necessário pensar no tipo de trajeto que você faz mais. Por exemplo, se você é um motociclista que trafega mais por rotas com asfalto irregular ou estradas de terra, não faz sentido trocar a roda de moto raiada por uma roda de liga leve.

Essas são as principais diferenças entre roda de liga leve e roda de moto raiada. Agora é só escolher o melhor modelo para a sua moto.

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