Central de Atendimento
  • (11) 3686-0583
  • (11) 3621-2892
  • (11) 94061-5680
Meu Carrinho 0 R$ 0,00

Filtros

Preço

Cuide bem de todo o sistema elétrico de moto


Se tem um problema que muitos motociclistas já devem ter passado por problemas na parte elétrica de moto. Verificar e corrigir de maneira adequada todos os erros dessa parte é fundamental para uma boa manutenção de motos. Portanto, fique sempre de olho nessas peças e acessórios que compõem esse setor. Somente assim será possível resolver e evitar problemas e acidentes.


Pensando nisso, a Megga Motos separou algumas pequenas dicas, para você entender como cuidar da sua motocicleta.


O superaquecimento do motor


Para quem não conhece, é preciso aprender que a parte elétrica da moto pode influir em outras peças de motocicleta. Por exemplo, uma pane elétrica pode afetar o funcionamento total do motor. E isso pode ser criado por várias causas.


Independente do tipo de refrigeração escolhida, como se ela for a água ou ar, o que realmente impede qualquer tipo de aquecimento é a circulação de ar entre peças para motos importantes como o radiador de água, de óleo e aletas do motor.


Alguns modelos do sistema elétrico de refrigeração são mais complexos, envolvendo radiador, válvula termostática, ventoinha, bomba d’água e até fusível. Caso a ventoinha de refrigeração, por exemplo, estiver com defeito, o motor pode acabar alcançando temperaturas mais elevadas.


Lembrando que a ausência de água suficiente no radiador pode deixar o motor em estado de superaquecimento. Um estado que só pode ser restaurado na hora de completar novamente o nível de água. No entanto, há uma série de outros fatores que também podem contribuir para a falha de peças e acessórios para motos e o superaquecimento do motor, como engarrafamentos, ruas estreitas, ladeiras, muitos quebra-molas, peso excessivo e marcha reduzida nas estradas.


Quando for avaliar todas as peças para moto da parte elétrica, confira se todo o sistema de refrigeração está completamente em ordem, além de se os níveis do líquido de arrefecimento e da água do radiador estão preenchidos.


Verifique a bateria


Outro item muito importante que precisa ser verificado na manutenção em motos é a bateria. Modelos mais modernos apresentam uma durabilidade alta, de aproximadamente três anos. Já os acessórios para moto mais antigos têm a duração de apenas um ano e meio.


Além disso, uma instalação mal feita de certos equipamentos, como alarmes, rastreadores e outros, podem causar uma fuga de corrente, não deixando a bateria mandar energia corretamente para a partida elétrica. Outro ponto não aconselhado é deixar a motocicleta sem funcionamento por muito tempo, já que a falta de utilização acabam ajudando no descarregamento da bateria.


Para evitar essa fuga de corrente em motocicletas paradas é possível tomar algumas precauções. Como colocar um apoio de madeira ou borracha no tripé, para gerar um efeito de fio terra e desconectar os cabos da bateria, sempre o negativo e o positivo (reconectando ao contrário).


O correto é sempre fazer uma revisão dessas partes da moto em oficinas especializadas, além de tomar um maior cuidado com baterias tradicionais, que tem a necessidade de ser completadas com água destilada.


Falhas na ignição


No caso do trabalho de ignição da motocicleta, é preciso ver se as conexões oxidaram. Nesse caso, deixe-as limpas com o spray adequado. Meça também a resistência das bobinas e da voltagem da bobina principal dessa parte do sistema elétrico.


O motor precisa de, no mínimo, 45 volts para funcionar. Caso você não tenha um voltímetro, diminua a abertura dos contatos da vela de iridium para 0,05 mm e observe pontos simples, como se a moto pega facilmente, se precisa empurrar para a moto funcionar ou se há sujeira e falta de lubrificação na parte elétrica.


Por isso, é sempre importante manter a parte elétrica sempre livre de qualquer tipo de sujeira, além de ter as peças para motocicletas sempre muito bem lubrificadas com o produto adequado e proteger essas mesmas partes contra um contato maior com ar e água.


E aproveite a visita ao site da Megga Motos para encontrar outros grandes itens para deixar sua motocicleta sempre completa e em funcionamento. Continue navegando e confira outras grandes peças e acessórios para motos, como capacetes, velas Iridium, itens para partes elétricas e muito mais.

  • Produtos encontrados: 19
  • por página
  • Produtos encontrados: 19
  • por página