Central de Atendimento
  • (11) 3686-0583
  • (11) 3621-2892
  • (11) 94061-5680
Meu Carrinho 0 R$ 0,00

Filtros

Preço

Saiba quando trocar o disco de freio do seu automóvel

Um componente muito importante de qualquer automóvel é, sem dúvida, o freio. Ninguém gostaria de ficar sem os freios enquanto pilota a moto ou dirigi o carro.

Por isso, é sempre importante fazer revisão no automóvel e ver se já não está na hora de fazer a troca de disco de freio. Os discos de freio e as pastilhas de freio são os responsáveis por manter a frenagem do veículo, diminuindo a velocidade quando pisamos no pedal de freio.

Para ter um sistema de freio a disco sempre em bom estado é necessário saber quando trocar o disco de freio. Saiba que não existe um momento exato para a troca de disco, mas alguns defeitos que podem exigir a troca são: vibração ao frear causada pelo empenamento da peça ou um dano prematuro das pastilhas de freio.

Esse momento da troca de disco de freio também varia bastante de acordo com o modelo do carro ou moto, o ano, tipo de condução, se anda mais na cidade ou na rodovia e o mau uso do freio.

Como a troca de disco é cara, antes de botar a mão no bolso, avalie bem os discos e preste atenção nos itens citados a seguir:

O disco de freio tem um limite de espessura mínima e se for ultrapassado, deverá ser trocado. Mas às vezes acontece de precisar trocar o disco mesmo sem ter ultrapassado o limite, pois por causa do atrito das pastilhas de freio sem revestimento, os discos podem ficar riscados. Para saber se os discos de freio estão riscados, é só prestar atenção se faz algum ruído ao frear.

Outro caso que pode acontecer é o superaquecimento dos discos de freio, que acabam deformando-o. Um caso extremo e não muito comum é o rompimento do disco de freio que pode ser causado por oxidação ou por um excessivo desgaste.

O tempo indicado para fazer uma revisão de controle dos freios varia de 10.000 km a 30.000 km. Saiba que sempre que for trocar o disco de freio você também precisará trocar a pastilha de freio e, ao contrário, pode ser que tenha que trocar somente as pastilhas, mas não o disco.

Falando em pastilha de freio, preste sempre muito atenção nelas. As pastilhas possuem um ponto de fadiga e o que difere uma pastilha de qualidade com uma não tão boa é o tempo de recuperação de frenagem.

Para exemplificar é só pensar em uma situação bastante comum. Pense que você está em uma rodovia cheia de curvas, o que fará você frear várias vezes. Nesse momento, a pastilha de freio atingirá sua temperatura de fadiga e você perderá os freios. Uma pastilha de qualidade demora uma fração de segundo para se recuperar e voltar a frear, já uma de menor qualidade demora em torno de uns dez segundos.

Pense sempre na sua segurança e na da sua família e invista dinheiro para a manutenção do seu veículo. Tenha um freio a disco de qualidade revisando periodicamente o estado do sistema de frenagem e pilote sua motocicleta sem maiores preocupações.

Continue navegando na Megga Motos e confira diversos itens para você pilotar sua moto com qualidade e segurança! São protetores de mão, escapamentos esportivos, capacetes, pneu para moto e mais! Aproveite nossas ofertas!

  • Produtos encontrados: 181
  • por página
  • Produtos encontrados: 181
  • por página