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Como fazer a manutenção no cubo de roda

 

Tão importante quanto a parte interna do motor da motocicleta, cuidar dos componentes da roda de moto é necessário. E entre todas as peças, a manutenção do cubo de roda precisa ser feita com atenção e cuidado, uma vez que detalhes podem eliminar gastos desnecessários, além de assegurar o motociclista no trânsito e evitar acidentes.

Conhecido também como suporte do disco ou tambor de freio, o cubo de roda para moto é o local onde estão fixados os parafusos e porcas da roda. Ele possui como objetivo fazer com que a junta homocinética transmita o torque para as rodas de moto e a coloquem em movimento. Se elas não funcionam como devido, a segurança do motociclista no trânsito pode estar ameaçada.

Qualquer falta de regulagem desta peça de moto, como o excesso de torque no aperto da porca de fixação do cubo de roda ao eixo pode causar um superaquecimento nos rolamentos, fazendo o conjunto inteiro travar ou até soltar a roda, podendo provocar não só a perda do controle do veículo, mas também um grande acidente com o motociclista.

Outros fatores importantes que podem comprometer o cubo de moto são pancadas e infiltração de água por tráfego em regiões alagadas. Caso seja necessário substituir estas peças para motos, por conta de algum desses fatores, a recomendação é levar em uma oficina de confiança, para adquirir uma de qualidade.

No entanto, para garantir a manutenção nesta parte, assim como em todas as peças e acessórios para motos, é preciso muita atenção, já que não apertar corretamente os parafusos que fixam a roda no cubo também pode causar um empenamento ou desprendimento da mesma.

Para que esta fixação seja corretamente feita entre a roda e o cubo de moto, é necessário aplicar o torque recomendado pela montadora da motocicleta e de forma cruzada, para evitar o empenamento total do conjunto. Qualquer outro tipo de aplicação de torque incorreta ou em excesso pode levar a quebra da fixação, provocando ainda trepidação na direção ou durante a frenagem.

 

Cuidados com o rolamento do cubo de roda

O rolamento dentro do cubo de roda também precisa de uma atenção muito especial. É necessário verificar se ele está trabalhando com a folga necessária e correta para a peça de motos. É possível determinar esta folga com o relógio comparador ou até pelo torque aplicado ao sistema de fixação do rolamento. Basta verificar estes valores dentro do manual de instrução da motocicleta.

Outro ponto importante a ser levado em conta é a limpeza desses rolamentos de rodas para motos. Para isso é preciso utilizar solventes de petróleo, com querosene, utilizando um pincel macio ou simplesmente agitado no líquido de limpeza para desprender a sujeira.

Na hora da secagem, se utiliza um jato de ar comprimido, lembrando-se de segurar os anéis de rolamento do cubo de roda para que não atinjam uma velocidade muito alta, provocando danos por conta de muito atrito.

Após a limpeza, o rolamento da roda de moto precisa ser manuseado com panos limpos e livres de fiapos, até ter suas superfícies lubrificadas e protegidas contra oxidações. Se ainda for demorar algum tempo para utilizar, envolva os rolamentos lubrificados em um papel limpo.

Mesmo se localizando em uma parte que recebe mais impacto direto na motocicleta, é preciso ter muito cuidado ao fazer a manutenção com as peças para motos que ficam localizadas na roda. Entre elas, a principal é o cubo de roda. Responsável pela movimentação, qualquer problema que acontecer com ele pode pôr tudo a perder.

Por isso, aproveite a visita e confira as melhores ofertas em peças e acessórios para motos do país. Continue navegando no site da Megga Motos e confira itens como Filtros Fram, capacetes articulados e muito mais.

 

 

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