Central de Atendimento
  • (11) 3686-0583
  • (11) 3621-2892
  • (11) 94061-5680
Meu Carrinho 0 R$ 0,00

Filtros

Preço

Faça a bateria de moto durar mais com pequenas dicas

Principal componente do sistema elétrico do motor, as baterias têm uma manutenção que não requer muito trabalho, porém precisam de muitos cuidados, para que sua vida útil não seja curta.

Esquecer ou deixar de fazer esta manutenção de moto pode trazer muitos riscos para quem anda sobre duas rodas e, por isso, a revisão da moto é muito importante para se livrar de qualquer risco de integridade ao piloto.

Segundo especialistas, as baterias para motos têm uma vida útil de três anos, nos modelos selados, também conhecidos como baterias para moto de livre manutenção, as mais utilizadas atualmente. Já para os modelos de bateria mais convencionais, destinadas principalmente para motocicletas mais antigas, sua durabilidade cai para um ano e meio.

Pensando nisso, a Megga Motos separou algumas dicas de moto importantes para você fazer a manutenção das motocicletas e não ficar na mão.

Dicas importantes para fazer a manutenção da moto

Seja com baterias Heliar da CB 300r ou de outros modelos de motos, um dos maiores problemas enfrentados é a fuga de corrente. Conseqüência possível de acontecer por muitos fatores diferentes, ela pode ser evitada com pequenas ações tomadas na revisão e manutenção da moto.

Uma delas é tomar cuidados com a instalação de equipamentos externos da motocicleta, como alarmes e rastreadores. Qualquer tipo de ligação entre os fios errada pode fazer com que as correntes do sistema elétrico da moto fiquem bagunçadas, fazendo com que certas funções fiquem sem a corrente necessária, prejudicando o funcionamento. Por isso, é sempre importante que a instalação seja feita em um local de confiança.

Outro problema importante, que merece atenção é o caso de deixar a motocicleta parada por muito tempo. Problema maior para os motociclistas que rodam apenas de final de semana, este desuso faz com que a bateria da moto seja consumida mais rapidamente. Por isso é tão importante rodar um mínimo possível com a moto por dia, para que a bateria não fadigue.

Duas dicas de moto importantes podem ser seguidas para evitar esta perda de corrente. A primeira é a utilização de uma pequena peça de madeira ou de borracha para sustentação no pezinho da motocicleta. Por ser uma peça de metal, o pé de sustentação em contato com o chão, cria uma espécie de fio terra, dissipando a energia da bateria. Apenas com essa ação, a vida útil dos modelos de bateria já sobe pra seis meses sem ser utilizada.

Ainda no quesito de evitar a fuga da corrente do sistema elétrico da motocicleta, é possível se utilizar de outra solução para evitar a fuga da corrente: Desconectar os cabos da bateria. Caso ela fique parada muito tempo, é realmente importante esta retirada, pois faz com que a carga da bateria não seja distribuída.

Porém, para fazer esta desconexão dos cabos da bateria da motocicleta é preciso seguir uma ordem certa. Primeiro se retira o cabo negativo, depois o positivo, para que não haja nenhum curto no sistema elétrico. Na hora da montagem, o caminho inverso deve ser feito, sendo primeiro o cabo positivo, depois o negativo.

Com estas pequenas dicas, cuidar da bateria e do sistema elétrico da moto ficará muito mais fácil. Porém nada disto elimina a necessidade de revisão e manutenção da moto. Levar sua motocicleta para oficina é o ideal para uma inspeção completa. Oficinas especializadas têm os equipamentos específicos corretos para medir a carga da bateria e verificar se existe alguma fuga de corrente elétrica.

E para encontrar as melhores peças para a manutenção da moto, conte sempre com a Megga Motos. Milhares de itens que vão desde modelos de baterias, escapamentos, rodas e aros até o próprio vestuário do motociclista. Tudo com a qualidade e segurança que você merece. Continue navegando pelo site e confira.

  • Produtos encontrados: 60
  • por página
  • Produtos encontrados: 60
  • por página