Central de Atendimento
  • (11) 3686-0583
  • (11) 3621-2892
  • (11) 94061-5680

Meu Carrinho

0 R$ 0,00

Filtros

Preço

Óleo para moto: Entenda a importância para a motocicleta

 

Tão importantes quanto escolher uma proteção para o seu corpo, como os capacetes ou jaquetas de motoqueiros, selecionar o óleo para moto certo e colocá-lo para fazer a função correta pode ser a diferença entre sua motocicleta passar mais tempo rodando na rua ou ficar na oficina.

 

O gosto pelos brasileiros por motos tem aumentado a cada ano, além da necessidade de se chegar a lugares de maneira rápida e prática. Porém, para que o prazer de andar de motocicleta não se torne um pesadelo, é preciso ficar muito atento a manutenção de motos. E uma das áreas mais importantes a se verificar todos os tipos de óleo utilizados no veículo.

 

Toda moto utiliza uma infinidade de óleos lubrificantes e com funções bem específicas. Saber qual utilizar é fácil, já que os manuais das motocicletas já vêm com as especificações do fabricante, seja do local onde utilizar os óleos para moto, quanto às informações de qual a quilometragem fazer a troca de óleo.

 

Dentre todos os tipos de óleos existentes, há dois que são mais importantes, pois trabalham direto com pontos vitais da motocicleta. Eles são o óleo de motor e o óleo de câmbio.

 

Eles podem ser divididos em três tipos de óleos diferentes, o mineral (Associado aos tipos mais simples de óleo), Sintético (Com qualidade superior, é fabricado através de processos químicos) e Semi-Sintético (Une as melhores características dos sintéticos e minerais) e, mesmo com características parecidas, fazem funções bem diferentes. Sempre verifique o manual para saber qual o tipo de óleo para motor que o fabricante recomenda.

 

Os óleos para motor

 

Com a função de criar uma camada protetora para diminuir o atrito entre as peças diminuindo assim o desgaste do conjunto, os óleos para motor precisam ser bem finos, para que também sirvam para retirar qualquer tipo de impureza que pode entrar na região do motor da motocicleta.

 

Outro fator importante é o de refrigeração, já que o óleo de motor é o responsável também é o responsável pelo resfriamento do motor. Além de precisar ser uma fórmula forte, para fazer as partidas a frio.

 

Porém não basta apenas encontrar um tipo de óleo para motor certo sem que outras peças sejam condizentes, como filtros de óleo. Eles são responsáveis por reter as impurezas que estão no motor e são retiradas pelo óleo lubrificante. Por isso, é importante fazer a manutenção da moto com partes de confiança, como o Filtro Fram.

 

Outro ponto importante é o momento da troca do óleo para motor. Preocupação constante de muitos pilotos, todos eles tem estratégias diferentes para o ato. Porém, a regra básica é a que o fabricante diz. Que é trocar o óleo na metade da quilometragem indicada. Por exemplo, se a indicação for 3.000 km, trocar com 1.500 km, sendo que a primeira troca precisa ser com 1.000 km rodados.

 

Os óleos para câmbio

 

Pouco conhecido pela maioria dos pilotos, o cambio também utiliza de óleo lubrificante para funcionar. Suas funções são parecidas com as do óleo para motor, servindo de lubrificante, além de refrigerar e limpar o sistema. O grande diferencial do óleo de câmbio é também acumular a função de fluído hidráulico, transmitindo o toque e manobrando as peças internas do sistema.

 

Por ser uma função em que o óleo para câmbio não é queimado como em outras partes da motocicleta, portanto, o nível sempre precisa ser sempre checado, para uma precaução anti-vazamento.

 

Seu prazo de troca também é maior do que o do óleo lubrificante de motor, já que ele não tem tanto contato com impurezas ou outro tipo de sujeira. Quando trocar o óleo de câmbio, verifique também a viscosidade do lubrificante anterior, para ver se as engrenagens precisarão de algum tipo de limpeza.

 

Seja para qualquer parte da moto, escolher o óleo lubrificante certo é o necessário para fazer seu veículo andar corretamente. A quantidade de marcas de óleo para motor e câmbio é enorme, porém é possível destacar óleos Mobil, Motul e Castrol.

E na Megga Motos você encontra só os melhores itens. Continue navegando pelo site e confira as melhores ofertas em óleos para cambio e Motor, Filtros Fram, Capacetes, escapamentos esportivos e muito mais.

  • Produtos encontrados: 31
  • por página
  • Produtos encontrados: 31
  • por página