Central de Atendimento
  • (11) 3686-0583
  • (11) 3621-2892
  • (11) 94061-5680

Meu Carrinho

0 R$ 0,00

Filtros

Preço

Como lubrificar a corrente de moto de maneira correta


Dentro do mundo das motocicletas, são utilizados três tipos de transmissão de força do motor para a roda traseira: o cardã, a correia e a corrente. Todos esses três tipos são muito funcionais. A grande diferença é o preço que se paga por cada um dos modelos.


O sistema de transmissão que possui um maior custo-benefício é o que utiliza corrente, sendo o mais presente em motos de todas as cilindradas. No entanto, essa economia nas peças para motocicleta acaba tendo um custo mais elevado na manutenção. Principalmente ao lubrificar a corrente.


Existem três situações em que essa parte da manutenção da moto precisa ser feita imediatamente depois da utilização: Em caso de água em excesso, areia de praia e barro. Nas motocicletas que rodam somente no asfalto, é possível seguir a recomendação e verificar o estado da lubrificação somente a cada mil quilômetros. Mas isso vai depender somente do lubrificante para corrente que você utiliza.


Há pessoas que utilizam da graxa branca, uma aplicação náutica, não recomendada para motos, que tem como seu maior problema juntar areia e resíduos em excesso, além de não penetrar em partes importantes dos componentes do sistema de transmissão, contribuindo para um desgaste maior com tempo de uso. Isso sem contar que essas mesmas pessoas, na hora de lubrificar a corrente da moto, apenas jogam a graxa por cima, sem retirar a velha.


Outro procedimento muito errado feito com as motos é de motociclistas que utilizam apenas o óleo antiferrugem para fazer a lubrificação. Esse tipo de produto não suporta o calor e o atrito forte, perdendo a viscosidade necessária para reduzir o atrito violento das peças para motos.


Por fim, também existem os lubrificantes para corrente de moto feitos exclusivamente para essa função, como os sprays da Motul. Seja para fazer a limpeza ou a manutenção de motocicletas, eles possuem todos os aditivos necessários para minimizar os efeitos do atrito da corrente junto ao conjunto, já que ele possui uma viscosidade excelente e muito adequada para o sistema de transmissão da moto.


Utilizar o lubrificante para corrente de moto pode trazer até mais benefícios do que aparenta. Um sistema de transmissão afinado precisa de menos apertos. Há relatos de pilotos que tiveram uma diminuição na necessidade de aperto da corrente para moto muito abaixo da necessidade desse sistema.


Como lubrificar a corrente de moto


Primeiro, coloque a moto em um cavalete que permite que ela fique com a roda traseira totalmente suspensa. Em seguida, ligue a motocicleta e a deixe na primeira marcha.


Então, limpe toda a roda traseira e utilize o spray de limpeza Motul por toda a extensão da corrente de moto pelos quatro lados, superior e inferior pela parte interna e externa, sem pensar em nenhum tipo de economia, até você perceber que está escorrendo um líquido preto do sistema de transmissão. Lave por mais algum tempo e deixe escorrer esse líquido por uns cinco minutos.


Feito isso, coloque o óleo na corrente para moto. Com o pneu girando, coloque umas duas ou três tampinhas, soltando devagar um fiozinho por cima, até que a tampa esvazie. Repetindo esse procedimento na manutenção de motos mais duas vezes já será o suficiente. Depois, desligue o motor.


Nesse momento, você vai perceber que um óleo mais fino cairá da corrente para moto. Esse óleo desengripante, ou de limpeza, está saindo por conta da fixação do óleo viscoso, que ficará em seu lugar. Deixe esse procedimento acontecer pela peça de moto, mantendo a motocicleta por mais umas 3 a 5 horas no cavalete.


Sempre aplique o lubrificante de corrente antes de viajar. Caso precise fazer isso durante a viagem, faça a manutenção de motos de um dia para o outro, sempre utilizando um kit novo de lubrificação.


Isso vai auxiliar a escorrer todo o excesso de óleo e fazer com que a quantidade certa de lubrificante fique por toda a extensão da corrente de moto. Lembre-se sua motocicleta pode durar muito mais se você cuidar dela.


E para encontrar os melhores produtos para sua motocicleta, conte sempre com a Megga Motos. Somente navegando pelo site você encontra as melhores peças e acessórios para moto, como Vela de Iridium, Pneu de moto e muito mais.

  • 9 Item(s) encontrado(s)
  • por página
  • 9 Item(s) encontrado(s)
  • por página