Central de Atendimento
  • (11) 3686-0583
  • (11) 3621-2892
  • (11) 94061-5680

Meu Carrinho

0 R$ 0,00

Filtros

Preço

Tamanho Calçado
  1. 37 (1)

A importância da troca de óleo correta


Um dos principais pontos para a boa manutenção em motos, além de garantir toda a vida útil da partes, é a troca de óleo do motor. Esse é um trabalho que exige extrema atenção do motociclista, assim como a quilometragem e uma série de outros detalhes que, se bem observados, podem evitar grandes problemas.


De maneira básica, a função dos tipos de óleos lubrificantes para motos é reduzir ao máximo o atrito interno gerado durante o funcionamento do motor. É ele que, quando utilizado na dosagem correta, penetra em todas as peças e acessórios para motos, garantindo a limpeza e fluidez dos componentes internos, dando uma maior vida útil ao motor.


Óleo do motor e a sua classificações


Como qualquer uma das peças para motos, o óleo de motor também possui uma classificação própria. Ela é dada pela SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos, em tradução livre) dos EUA, e se utiliza de uma numeração para cada tipo de viscosidade do óleo, definindo, assim, sua classificação.


Quanto mais viscoso (mais grosso), maior o número dado ao óleo para motos. A viscosidade é uma medida que demonstra o quanto será difícil para o produto escorrer durante a manutenção de motos, além da capacidade de lubrificação que ela pode agüentar, da fricção entre duas peças de motos diferentes.


Trocando em miúdos, a classificação SAE define todos os tipos de óleo de acordo com as estações do ano e da temperatura ambiente. Para isso, as categorias de óleo de moto ficam definidas da seguinte forma:


Para os óleos de inverno, os números são: 0W, 5W, 10W, 15W, 20W e 25W. Já para os óleos de verão, são encontrados os seguintes números: 20, 30, 40, 50 e 60.


Há também a categoria dos tipos de óleos lubrificantes multiviscosos, que podem ser utilizados tanto no inverno quanto no verão, e são encontrados nos seguintes números: 20W40, 20W50, 15W50, 15W40, entre uma grande quantidade de misturas.


Por isso, uma das partes mais importantes da motocicleta é o manual. É nele que você vai encontrar qual o melhor óleo para moto, de acordo com o que foi testado e aprovado dentro da fábrica.


Quando a troca do óleo precisa ser feita?


A troca de óleo da moto, principalmente nos modelos de motocicletas de baixa cilindrada, geralmente está atrelada a cada 1.000km rodados. Uma idéia antiga, que era recomendada há 20 ou 30 anos atrás sendo sugerida ainda hoje por mecânicos e assistências, era a de que essa troca de óleo regular, sendo feita em uma quilometragem maior e por motociclistas inexperientes e descuidados, podia acabar danificando o motor em um tempo maior, mesmo rodando com um óleo mais sujo ou insuficiente.


Atualmente, os tipos de óleos para motor evoluíram em qualidade completa, aumentando consideravelmente o tempo de uso, além de diminuir a quantidade de trocas feitas por quilometragem. Com exceção da primeira troca, aos 1000km, quando a motocicleta é retirada 0km da loja, alguns modelos específicos possuem a recomendação da troca de óleo a cada 3.000 ou 4.000km, muito maior do que o acostumado por aí.


Outro item importante que precisa ser visto na questão do óleo para moto não está ligado diretamente à quilometragem da motocicleta, mas também ao prazo de validade do óleo. Ele não pode passar de seis meses, ou seja, mesmo que não haja utilização da motocicleta dentro da quilometragem indicada no manual, é preciso trocar o óleo dentro do período de validade.


Cada marca e modelo de motocicleta possuem uma indicação específica de quando devem ser feitas as trocas de óleo do motor. Por isso, procure no seu manual e fique atento na hora da manutenção de moto para não errar na escolha.


Muito mais do que apenas pegar da prateleira e utilizar no seu veículo, é muito importante entender o que é o óleo de moto, assim como fazer sua utilização, para que as peças para motos não sofram as conseqüências.


E para encontrar os melhores itens para a manutenção da moto, conte sempre com a Megga Motos. Seja para nos tipos de óleos, ou nas peças e acessórios, você encontra tudo aqui, com qualidade e preço justo. Continue navegando no site e confira itens como vários modelos de capacetes, pneus e aros para moto e muito mais.

 

  • Produtos encontrados: 42
  • por página
  • Produtos encontrados: 42
  • por página