Central de Atendimento
  • (11) 3686-0583
  • (11) 3621-2892
  • (11) 94061-5680
Meu Carrinho 0 R$ 0,00

Filtros

Preço

Saiba por que você não pode ser multado pelo escapamento estralador

 

O escapamento é um dos principais componentes do sistema de exaustão do motor e ele é um acessório que merece a sua atenção. Todo motor de moto possui um ciclo de exaustão, que é o processo de quando os gases são queimados na câmara de combustão e são expelidos para fora.

Um determinado tipo de escapamento que irrita muita gente no trânsito é o escapamento estralador. Para algumas pessoas pode incomodar bastante, mas para os motociclistas é como se fosse música. Esse é o tipo de escapamento que faz bastante barulho e, de vez em quando, os motociclistas são multados por isso.

Mas saiba que você não pode ser multado por ter o escapamento estralador. Muitos motociclistas que querem modificar sua moto acabam por não o fazer exatamente por causa do medo das multas. A lei não diz nada sobre modificar o escapamento, então qualquer multa recebida por esse motivo é indevida.

O código de trânsito brasileiro não tem nada que conste a respeito de escapamento estralador. Na lei, consta que não pode mudar as características do veículo e colocar o escapamento estralador nada muda a característica da moto. Ele cumpre o mesmo papel, tem diferenças visuais e de sons e, normalmente, possui materiais mais nobres que melhoram a performance do veículo e a função de levar os gases do motor para fora de maneira contínua e segura é a mesma.

Na lei está escrito que os sistemas de escapamento dos veículos podem ser substituídos por sistemas similares, desde que os novos níveis de ruídos não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante da motocicleta. Se os ruídos do escapamento estralador realmente ultrapassarem os níveis permitidos, então você poderá ser multado. Mas os ruídos das motos são medidos com um aparelho chamado decibelímetro, que mede os decibéis.

Sem esse aparelho a multa não pode ser aplicada e é muito difícil os guardas de trânsito possuírem esse aparelho. Então, sempre que você receber uma multa por causa do escapamento estralador peça para ser comprovado que a multa foi dada por causa do ruído medido com o decibelimetro.

Se na multa, o agente colocar que o automóvel está só com característica alterada você pode recorrer, pois como já dito, escapamento estralador não altera por que tem a mesma função do escapamento original. Muitas multas são dadas injustamente e por maioria dos condutores dos veículos não conhecerem a lei, ela passa despercebia. Não deixe isso acontecer, conheça as leis de trânsito e seus direitos.

Confira também nossa categoria de escapamentos esportivos. Temos tudo o que você quer e precisa para sua moto!

  • Produtos encontrados: 23
  • por página
  • Produtos encontrados: 23
  • por página