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Aumente a potência do motor com o Comando Bravo

Assim como o kit cilindro original, há uma grande quantidade de peças que podem ser trocadas e adaptadas para deixar o motor da moto muito mais ágil e potente.

O comando de válvulas é um deles. Mesmo aparentando ser uma peça mais simples, ela é um dos componentes mais complexos do motor de uma motocicleta. Ela pode ser definida simplesmente como a roda excêntrica que fica montada em um eixo e converte o movimento rotativo em linear. Dentro do motor, os “lobes” ou “ressaltos” desse eixo de comando fazem com que os tuchos se levantem e abaixem, operando assim as válvulas.

Logo após o comando, existe toda a parte do conjunto de cabeçote, composto por válvulas, molas, balanceiros, varetas e tuchos. Dependendo da potência, todas essas peças de moto precisam ter força o suficiente para agüentar um giro de 6000 rpm ou mais.

Para isso, o comando de válvula é conectado ao virabrequim pela corrente de comando, engrenagens ou correia dentada, sendo esse último o mais comum em motores de extrema performance. A cada giro do comando bravo, se dá duas voltas no virabrequim, sendo que a segunda é a unidade medida no monitor da moto.

Existem muitos tipos de comandos de válvula no mercado. Cada um com suas especificações e possibilidades, é possível três características importantes para a escolha: Duração, se o comando é simétrico ou assimétrico e o avanço e retardo da peça. Basta você entender qual a sua necessidade.

 

Duração

Primeira característica importante, a duração pode ser traduzida como o comprimento medido em graus de rotação do comando bravo, onde a válvula fica afastada da sede. Quanto mais longa essa duração, maior será o tempo de abertura.

Existem três maneiras distintas de medir a duração do comando de válvulas. A primeira é com a peça de moto medida a partir de 0.0004 pol. de levante, a segunda, que chamada de duração total, e a terceira, e mais precisa, que se utiliza da duração de 0.050 pol. de levante.

Os três métodos não são tão comparáveis entre si. Por exemplo, um comando de válvula com 268 graus de duração total pode ficar com 206 graus de duração a 0.050 pol. Quando comparados, existe uma disparidade de 6 graus entre ambas na duração total, enquanto a 0.050 possui apenas 2 graus.

Assim como o sistema SAE de aferição, a duração total e a 0.050 não podem ser comparáveis entre si. No entanto, quando for comparar comandos Bravo diferentes, é preciso comparar na duração de 0.050, já que ela é muito mais precisa durante a montagem do motor de moto.

 

Comando simétrico e assimétrico

Outra descrição que pode ser feita ao comando é por sua simetria. Totalmente voltado para o lobe de admissão é possível também o escape ter ou não a mesma duração e levante.

No caso das válvulas de motor simétricas, o lobe de admissão e escape possuem a mesma duração. Já no modelo assimétrico, é encontrada uma duração de escape mais longa, permitindo assim uma maior saída de gases. Por exemplo, um comando de válvula que tenha 224 graus de duração (dentro o sistema 0.050) na admissão, mas conta com um escape de 232 graus.

 

Avanço e retardo do comando

A maior parte das engrenagens dessa peça de moto criadas atualmente possui montagens em chaveta. Isso permite que o comando seja regulado conforme a necessidade, alterando assim o tempo da válvula de moto.

Sendo assim, o avanço do comando bravo garante mais torque, além de tirar a potência. No caso de retardar o comando, por exemplo, se aumenta a potência, perdendo torque. No entanto, o tempo do comando de motocicletas possui ainda mais segredos do que aparenta.

A maioria dos comandos de rua, por exemplo, possui 5 graus de avanço sobre o virabrequim. Com isso, é preciso optar justamente pelo zero, para não sobrecarregar o sistema.

Quando um cilindro possui esse avanço artificial do comando de válvulas, a pressão dentro do cilindro aumenta. Isso pode conduzir a problemas com a combustão e baixa octanagem.

O ato de retardar ou avançar o comando artificialmente possui uma finalidade mais esportiva, já que existe a necessidade de testes para encontrar a melhor opção. Dependendo do motor, a potência da moto já será o suficiente, existindo uma brecha para equilibrar o torque ou ao contrário também.

E aproveite para manter a sua moto sempre muito bem montada com as peças e acessórios da Megga Motos. Somente no site você pode encontrar grandes itens como comando Bravo, kit cilindro original, banco de moto e muito mais.

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