Central de Atendimento
  • (11) 3686-0583
  • (11) 3621-2892
  • (11) 94061-5680
Meu Carrinho 0 R$ 0,00

Filtros

Preço

A importância de uma embreagem de moto bem cuidada

Peça de moto importante nos modelos atuais, a embreagem é um item de motocicleta que não existia exemplares mais antigos. Para colocar as motos em funcionamento antigamente, os pilotos tinham que “pedalar” e continuar mantendo-as em movimento.

As primeiras embreagens eram nada mais do que um sistema rudimentar, com correias até a roda traseira, fornecendo a tração. O primeiro sistema de embreagem para moto, como é conhecido hoje tem a data de 1913, criado para uma Douglas 500cc.

A evolução dessas peças de moto ao longo dos anos fez com que fossem conhecidos dois tipos de embreagens: A centrífuga, que é utilizada na maioria das vezes em sistemas automáticos, como a Honda Biz, e a hidráulica, muito mais comum de utilização nos diferentes modelos de motocicletas.

Como funciona a embreagem da moto

Mesmo com um sistema complexo, cheio de peças, a embreagem de moto é simples de entender. Dentre todas as suas partes, as cinco mais importantes são a carcaça externa, platô, disco separador e cubo central, além de ser o ponto que abriga os discos de fricção, responsáveis por transferir o movimento do motor e a troca de marchas da moto para os discos separadores, que estão presos ao cubo central e ao platô.

A campana, conhecida também como carcaça externa, recebe todo o movimento de outra peça de moto, chamada de virabrequim e tem a função de fixar os discos. Já o cubo central transfere o movimento para o eixo da caixa de transmissão chegando, finalmente, para a roda traseira.

Pode parecer um processo longo, mas ele é muito mais rápido do que aparenta. A embreagem para moto controla a transmissão da potência do motor por conta da força de fricção. Quando algum dos componentes dessas peças para moto fica completamente desacoplada, ou seja, quando o manete está acionado, a potência não será transmitida para a roda traseira.

No entanto, quando a embreagem de moto fica completamente acoplada e quando o piloto solta o manete esquerdo, a potência da árvore de manivelas é transmitida diretamente para a roda e pneu da moto traseiro.

Portanto, quando o motociclista aciona esse sistema da motocicleta, seja pelo cabo de embreagem, feito de aço, ou pelo sistema hidráulico, ele ativa um mecanismo de liberação, comprimindo as molas helicoidais e empurrando o platô, aliviando a pressão das molas sobre os discos, permitindo que eles deslizem entre si. Quando o manete é liberado, a pressão nas molas é refeita, colando os discos novamente.

Como fazer a manutenção das embreagens

Complexa, a embreagem da motocicleta ainda continua sendo uma peça de moto delicada. Muitos motociclistas costumam ter vícios de pilotagem, muitas vezes vindos dos automóveis. Essas pequenas ações, quase involuntárias, podem diminuir quanto tempo dura a embreagem. Portanto, é necessária uma manutenção periódica, com algumas dicas pode salvar sua embreagem.

A viscosidade e o nível do óleo do motor têm influência direta no funcionamento da embreagem de moto, uma vez que o sistema é banhado a óleo. Para isso, a troca precisa ser feita sempre na hora certa, aumentando a durabilidade das embreagens, já que a falta de lubrificação pode causar desgaste prematuro.

O cabo de embreagem também precisa estar sempre regulado. Ele precisa ter uma folga que varia de 1 a 2 cm, dependendo da marca e o modelo da motocicleta. Por isso, leia sempre o manual de instruções de veículo.

No entanto, o melhor remédio é a prevenção. Uma das piores coisas que o piloto pode fazer é uma queima de embreagem para moto. Em subidas mais íngremes, isso é muito comum de acontecer, principalmente com pilotos iniciantes.  Por isso, é sempre bom evitar parar a motocicleta engatada no farol. Sempre que possível, deixe em ponto morto, arrancando suavemente nas saídas.

Outro ponto importante é manter essas peças e acessórios para motos sempre regulados é entender como regular a embreagem de moto e fazer todo o procedimento correto. Já que é por meio dessa regulagem que a durabilidade da peça pode ser concentrada e regulada com mais precisão.

Muito mais do que apenas saber guiar a motocicleta, entender como ela funciona é o ponto ideal para ter o seu veículo sempre funcionando a sua disposição.

E continue navegando no site da Megga Motos e confira outras grandes ofertas de produto para deixar as peças de motos sempre funcionando corretamente. Somente aqui você consegue encontrar itens como pneu para moto, filtro de óleo Fram e muito mais.

 

  • Produtos encontrados: 57
  • por página
  • Produtos encontrados: 57
  • por página