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A importância de vedar corretamente o cabeçote de moto

 

Dentro do motor, todos os termos de vedação e compressão estão sempre relacionados entre si. Geralmente para uma motocicleta, eles são expressos em números por meios e tabelas dos manuais, para serem constatados nos diagnósticos através de aparelhos, a potência e o torque entregue á roda traseira.

 

Esses números são sempre resultantes do trabalho do cabeçote do motor, dependendo diretamente do desempenho da vedação. Pensando nisso, é possível analisar algumas das principais falhas da vedação do motor dessa peça de moto.

 

Problemas mais comuns de falhas internas no cabeçote

 

Como problema é possível encontrar itens como falta de potência no motor da motocicleta, dificuldade na partida, marcha lenta instável. Esses são os principais indicadores de falhas na vedação do cabeçote para moto.

 

Para os profissionais de concessionárias e de oficinas multimarcas, os sintomas relatados podem confundir, parecendo com problemas em outros acessórios para motos, como o sistema de injeção eletrônica.

 

Qualquer conclusão antecipada baseada em suposições equivocadas acabam fazendo o mecânico culpar ou até substituir desnecessariamente diversas peças de moto que acabam não solucionando o defeito. Após a desmontagem feita pelo mecânico, o motociclista pode acabar percebendo que ele não sabe o que realmente está acontecendo.

 

É importante ter em mente que, independente do sintoma reclamado, é sempre verificar alguns acessórios para moto sejam sempre verificados previamente, como a pressão, quantidade e qualidade do combustível, tensão da bateria, filtro de ar, vela de ignição, entre outras.

 

Um dos caminhos mais rápidos e seguros para fazer a detecção das causas dos sintomas reclamados acima e de precisar fazer o motor da moto é sempre efetuar o diagnóstico da pressão e da compressão do motor. No entanto, a análise não vai indicar que peça para moto precisa substituir.

 

O orçamento e o reparo só serão possíveis depois da abertura e inspeção dos componentes internos das motocicletas. É possível também encontrar outros defeitos na parte superior do motor, que acabam apresentando sintomas semelhantes da retífica de cabeçote:

 

  • Válvula de moto com a borda queimada, desgastada, quebrada ou até presa na guia;

  • Folga insuficiente na regulagem da válvula;

  • Sede de válvula trincada ou com haste empenada;

  • Falha de vedação na junta do cabeçote do motor ou no conjunto de cilindro, pistão e anéis;

  • Cilindro ou cabeçote empenado.

 

Como falado antes, em todos os defeitos relacionados com o fator principal, o mais notável pelos motociclistas é a baixa compressão no motor. Problema que, por tabela, trará os seguintes sintomas abaixo:

 

Marcha lenta instável, consumo de alto combustível, aumento nas emissões de gases de escapamento, dificuldade na partida e, em alguns casos, a queima errada de óleo, no qual a motocicleta falha ou não funciona por conta das peças para motos.

 

Muita mão de obra dentro do cabeçote do motor pode ser poupada, se o caminho do diagnóstico for bem definido, todos os testes acabam direcionando os passos a serem seguidos para cada etapa de trabalho, desde a abertura até o último recurso, como a retífica do motor de moto.


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